sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O primeiro dia do resto da minha vida


Durante anos, os familiares mais próximos tentaram incentivar-me a adoptar um estilo de vida saudável. Sobretudo os meus pais, sempre me tentaram "abrir os olhos" quando viam que eu comia demasiado, quando ao almoço ou ao jantar eu repetia a dose de comida porque me sabia bem, quando não conseguia comer apenas uma bolacha, entre muitos outros disparates. Sempre fui esquisita com a comida, especialmente com comida gordurosa. Não me considero um bom garfo porque não sou capaz de comer tudo o que me aparece à frente. Mas, por outro lado, quando gosto, gosto muito e sou capaz de repetir. Esse sempre foi um dos meus males. Para além disso, comecei a encarar a comida como refúgio e também como meio de compensação. Hoje percebo que não devo agir assim. Aliás, no dia 2 de Junho comecei a perceber que não era correcto pensar assim e decidi tentar mudar o rumo da minha vida porque esta não deveria continuar a basear-se em lamentações constantes, mas sem fazer nada para que tudo mudasse. No meu caso, depois de me pesar e de ficar indignada por ter chegado aos três dígitos, tive uma batalha mental comigo própria e decidi que deveria começar a fazer alguma coisa por mim, para além de me auto-destruir. Claro que oiço falar nos chamados "cliques" há muito tempo, mas não sei se acredito neles enquanto algo mágico que esperamos que chegue até nós e nos faça mudar. Acredito sim que a mudança pode acontecer se passarmos a acreditar em nós próprios e se começarmos a traçar pequenos objectivos. Não vou dizer que é fácil porque não o é, pelo menos comigo não está a ser fácil. Quando pura e simplesmente não se tem auto-estima, não é fácil lutar contra determinados pensamentos que, por vezes, nos assombram. Ninguém disse que seria fácil mas, independentemente de todas as dificuldades, o que mais quero neste momento é aproveitar esta fase de maior positivismo para cuidar de mim. Espero que esta fase se prolongue e que possa relembrar o dia 2 de Junho como sendo o primeiro dia do resto da minha vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acreditem que as vossas palavras são, sem dúvida, muito importantes durante este meu processo de mudança. Dar-me-ão ainda mais força para continuar! Na maioria das vezes responderei aos vossos comentários aqui. Muito obrigada :)