terça-feira, 11 de setembro de 2012

Um treino que nunca mais vou esquecer

Hoje é oficialmente o meu último dia de férias. O dia de amanhã marcará o início de um novo semestre, mas também de uma nova fase da minha vida, fase esta que é muito importante para mim. Vou passar todo este semestre em estágios. Vai ser um grande desafio e vou tentar dar o meu melhor como sempre tento... Mas recuando um pouco, ontem quando me deitei comecei logo a pensar no exercício físico que iria fazer hoje e cheguei à conclusão de que o ideal seria acordar cedo e fazer logo de manhã, para poder ocupar a minha tarde com coisas que ainda tenho que organizar. Com toda a confiança pus o alarme para as 7h30 sobretudo porque o tempo está mais fresco. Escusado será dizer que acordei, desliguei o alarme, virei-me para o outro lado na esperança de ficar só mais 5 minutos e claro, adormeci logo a seguir! Acabei por acordar por volta das 9 horas cheia de energia e a vontade de ir fazer no mínimo uma caminhada longa manteve-se. Preparei-me, tomei uma caneca de leite magro com café solúvel (costumo tomar um pequeno-almoço mais completo, mas hoje não tomei porque não gosto de comer muito antes de fazer exercício) e saí de casa já com um destino definido do qual gosto muito (um dia mostro-vos as fotografias). Da minha casa até lá são cerca de 17 minutos a caminhar. Assim que lá cheguei, decidi experimentar fazer um treino intervalado de 2 minutos de corrida + 2 minutos de caminhada e correu muito bem. Quando decidi voltar para trás pensei: 'e que tal tentares correr 5 minutinhos?'. Bom, na verdade, senti-me bem enquanto corri os cinco minutos e desafiei-me novamente a continuar. E continuei. Corri 10 minutos sem parar!!! Eu sei que para a maior parte das pessoas isto pode parecer nada, mas para mim é uma vitória gigantesca! Eu, que até há uns meses atrás ficaria exausta se tentasse correr durante um minuto, corri dez... Quando cheguei aos dez minutos continuei o percurso a caminhar e a pensar para mim que tinha acabado de me superar a mim própria e senti mesmo necessidade de telefonar ao meu namorado para partilhar com ele a minha felicidade e foi isso mesmo que fiz. Senti-me tão bem! Logo eu que passei os últimos anos da minha vida a tratar-me tão mal, a ser tão negativa, tão derrotista em relação a mim mesma... Sentir que estou a dar a volta por cima e a melhorar-me desta forma, deixa-me realmente feliz! E para finalizar, vim registar aqui esta minha vitória para que nunca mais me esqueça de que quando se quer muito alguma coisa, basta darmos o nosso melhor e conseguimos. Batalha-se, sofre-se, mas é possível. Espero um dia conseguir correr 30 minutos. Por agora, estou aqui babadíssima a escrever estas palavras... Conseguem imaginar a minha felicidade?

Resumo de actividade física:

Tipo: caminhada, treino intervalado e 10min de corrida contínua
Distância percorrida: 9,1 km
Duração: 1:37:12 seg
Calorias: 583 kcal

9 comentários:

  1. E vai ficar cada vez mais fácil!! :D Parabéns! :D

    ResponderEliminar
  2. Querida com muita sinceridade parece-me que es uma concorre as corridas _)) Para já segundo tenho tido informaçã dos trteinadores do PV os treinos intervalados são excelentes no processo de perca de peso... depois para quem esta a começar correr 10minutos não é muito bom, é excelente...Também sonho um dia correr. 30minutos parece-me bem e parece-me um sonho quase inalcansável ..... os meus piores treinos no PV aqueles que mais me custam não são cardio, nem musculação nem resistencia, são aqueles que vamos para a rua correr, fico literarmente de rastos... mas com aquela sensação de dever cumprido e que para a proxima vou ter que ir ate ali e mais ali e mais ali

    ResponderEliminar
  3. Para mim correres 10 minutos já é muito bom. Olha eu na corrida sou um desastre, mas também confesso que é por culpa minha, porqie eu prefiro outro tipo de exercicio.
    Continua com essa motivação porque eu gosto muito de ver =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu sei o que e essa sensaçao de estar quase toda rota, mas nao desistir e sentir fisicamente que estou a passar barreiras. Muito bon! Parabens

    ResponderEliminar
  5. Boa, boa! Fico mesmo contente por ti :); hoje já fomos duas (pelo menos) a desafiar os nossos limites e a vencer esse desafio!!


    Bjinhos!!

    ResponderEliminar
  6. Quem me dera correr 2 quanto mais 10. Parabens:)

    ResponderEliminar
  7. Boa! :D Parabéns :D

    O meu semestre só começa para a semana, mas eu também já sinto uma certa tristeza... As férias são tão fixes :(

    Beijinhos e tem um bom resto de semana :D Bom regresso às aulas :D

    ResponderEliminar
  8. Foi um bom treino, acredita! Eu ainda me lembro a primeira vez que consegui correr 30 min seguidos, fiquei tão contente! As pessoas nem imaginam (ou esquecem) como é difícil e motivo de orgulho. Vais chegar lá não tarda, se mantiveres a motivação.

    Agora outro assunto, li o livro que dá o nome ao blogue há muitos anos, mas ainda hoje há frases que me ficaram na cabeça. Como aquela situação da narradora, que em criança está à mesa com os pais e é repreendida por estar a cantar: "À mesa não se canta", e ela responde: "Mas na minha cabeça canta-se"... Não sei porquê, mas essa frase ficou-me sempre. Talvez porque na minha cabeça, apesar de já não ser criança, também se cante e espero que a música nunca páre! :)

    Beijinhos e obrigada pelo teu comentário!

    ResponderEliminar
  9. Olá, muitos parabéns pela tua vitória e acredita que ainda vais fazer muito mais. Eu também corro no ginásio e já comecei a fazer um treino para correr na rua como tu estás a fazer. na primeira vez que fui para a passadeira fui andar a 5.5 km/h, assim como as senhoras da terceira idade. Quando comecei a correr, ia correndo a 6.5 km/hora. Fiz 1 km e demorei quase 16 minutos para o fazer. Nunca desisti. Hoje corro a 9 e a 10 km/h. Sou menina de fazer 4 km e ás vezes mais. Não desistas. Tu chegas lá. Se eu conegui toda a gente consegue. Acredita em ti. Eu também sei o que é isso: a euforia de vencer cada dia um desafio. E é isso que te prponho. Todos os dias um bocadinho mais: 1 minuto mais, 1 bocadinho mais depressa, 1 exercicio extra. Concretizar isso vai dar-te um grande boost de confiança e dar-te todo o impulso para ao longo do dia te alimentares corretamente, porque vais dizer/pensar: cuidei de mim hoje de manhã, vou continuar a cuidar de mim comendo equilibradamente. Bjos, Sofia

    ResponderEliminar

Acreditem que as vossas palavras são, sem dúvida, muito importantes durante este meu processo de mudança. Dar-me-ão ainda mais força para continuar! Na maioria das vezes responderei aos vossos comentários aqui. Muito obrigada :)