quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Um desafio nunca vem só

Esta semana, em termos de alimentação, exercício e quantidade de líquidos ingeridos, não está a correr como eu gostaria, é um facto. Na terça-feira fui de autocarro a uma vila alentejana muito bonita tentar encontrar uma casa para alugar (um dia destes conto-vos o motivo). Levei uma ou outra coisa para comer, mas os horários acabam por não ser os mesmos e a qualidade das refeições também não é a mesma. Tinha levado uma sandes de alface e frango, mas acabei por almoçar numa esplanada com as duas amigas que foram comigo. Almocei uma sopa de legumes, uma tosta mista (que me soube pela vida, mas que depois me deixou cheia de remorsos) e uma coca-cola zero. Caminhei, caminhei, caminhei. Não lanchei antes da viagem de regresso e acabei por comer a sandes que tinha levado quando cheguei a casa, por volta das 18h. Foi a primeira vez que comi pão ao lanche desde o dia em que iniciei este percurso, a 2 de Junho. Pão, alface e frango: não me parece bem lanchar algo tão pesado, mas o que já está, já está. Nesse dia ainda fui jantar fora com um casal amigo. Não foi um jantar leve como costumo fazer, mas tentei não me exceder muito. É incrível como a preocupação com a alimentação se tornou tão importante para mim, mas devo dizer que se por um lado isso pode ser um factor positivo porque penso mais nas minhas escolhas, por outro lado, sair do padrão que tenho vindo a seguir, faz-me sentir insegura, nervosa e fora da minha zona de conforto. Apesar disso, acho que me fez bem ter que passar por um dia assim, longe de casa, em que não tive tudo à mão. Ontem, como vim para o Algarve com os meus pais, passei algumas horas a conduzir, bebi menos líquidos e não segui o horário certo das refeições. Apesar de ter parado a meio da viagem e de ter comido alguns cubos de melão, a verdade é que quando cheguei ao meu destino estava cheia de fome. Comi frango assado da churrasqueira, arroz e salada. Outro jantar pesado e pior que isso, foi ter sido comido à pressa. É claro que fiquei mal disposta... Parecia um ataque de gula, não sei explicar. Agora o desafio vai continuar durante os próximos dez dias em que vou ficar no Algarve. Não haverá pesagem na próxima segunda-feira porque eu gosto de me pesar sempre na mesma balança e não a trouxe, portanto só me pesarei, se tudo correr bem, no dia 10 de Setembro. Sei que vou sentir falta do desafio de passar a semana a lutar para conseguir bons resultados a cada segunda-feira, mas espero que esta ausência de pesagem e estes dez dias me ajudem a voltar à rotina e a compensar as asneiras feitas... Nem todos os dias são um mar de rosas. Agora é hora de voltar à rotina e aos bons hábitos que o meu organismo tanto pede.

8 comentários:

  1. Isso sim é um grande desafio, isso sim é sair da zona de conforto, isso sim é testar a nossa mente a nossa vontade. Vouo uma semana para o Alentejo e tenho tanto medo de descarrilar :((((( Sabes sitios fixes para conhecer?? Praias :)) Beijo Doce e porta-te muito bem. Supera-te todos os dias :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo apoio, India :)
      Deixei-te as sugestões de locais no teu blogue.
      Beijinhos e que tudo corra bem *

      Eliminar
  2. Se o organismo te pede para te portares bem, quer dizer que está no bom caminho, certo? Concentra-te nisso e passa umas boas férias. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo :)
      Realmente, é essa a visão que devo ter.
      Muito obrigada, Sweet68.
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. O sair da nossa zona de conforto é sempre dificil, mas por vezes necessária para podermos ver as coisas de novas prespectivas.
    O meu conselho é, aponta tudo o que comeres, de preferência antes de comeres. Será mais fácil verificares os deslizes e escolheres se queres efectivamente comer o que tens na mão.
    Beijinho, Sweet

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sweet, acabaste de referir uma excelente ideia que vou pôr em prática brevemente :) À partida faz todo o sentido funcionar porque passamos a pensar duas vezes antes de comer!
      Muito obrigada!
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. No início é sempre difícil quando saímos do padrão que tínhamos definido para alcançar os nossos objectivos.

    Mas com o tempo aprendemos que não podemos entrar em paranóia por fugir um pouco à rotina... temos é que ter sempre em mente o que é bom para nós, o que precisamos e o que não precisamos de todo. Também temos que saber abrir umas excepçõezinhas.

    Eu falo por mim, além de querer perder este todo o peso, quero principalmente aprender a comer e saber viver com tudo o que existe no mercado. Eu não abdico de um doce, de uma comida mais pesada, de um refrigerante. Mas é só 1 e mais nada... e não é todos os dias, né? Uma vez por semana.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Beh. Eu também sou a favor de uma mudança de hábitos e não de dietas muito restritivas e um alimento mais calórico por semana à partida não tem problema, mas sinto que ainda penso muito nas minhas escolhas e que existe sentimento de culpa. Espero melhorar isso a cada dia. Obrigada pelas tuas palavras. Beijinhos

      Eliminar

Acreditem que as vossas palavras são, sem dúvida, muito importantes durante este meu processo de mudança. Dar-me-ão ainda mais força para continuar! Na maioria das vezes responderei aos vossos comentários aqui. Muito obrigada :)